sábado ,4 julho 2020
Home / MMA Pará / Luta Marajoara vai movimentar Salvaterra na véspera do feriado

Luta Marajoara vai movimentar Salvaterra na véspera do feriado

Luta Marajoara vai movimentar Salvaterra na véspera do feriado -

 

Da ilha do Marajó, vem a mais forte expressão da cultura esportiva do norte do Brasil. Uma prática cultural que surgiu nos campos, onde os vaqueiros costumavam aquecer o corpo antes do banho, após um dia pesado de trabalho. Esta prática, que antes era chamada de agarrada, cabeçada, derrubada ou lambuzada, depois passou a ser chamada de Luta Marajoara.

Atualmente esta luta é objeto de pesquisa para vários estudiosos pelo país a fora. Todos eles buscando se apropriar das bases deste esporte para ser usado como ferramenta didático pedagógica para os estudantes do ensino fundamental, através da disciplina Educação Física. Já devidamente citada pelo MEC, dentro das Bases Curriculares Nacionais.

Um grupo de estudiosos de vários estado, capitaneados por pesquisadores da Universidade Federal do Pará, buscam definir os caminhos para que a Luta Marajoara seja reconhecida como esporte nacional e seja criada sua primeira Federação Brasileira, aqui mesmo no estado do Pará.

Em Salvaterra, o professor especialista Dário Pedrosa, desenvolve um trabalho de resgate e valorização da luta, junto aos estudantes do ensino médio da Escola Ademar Nunes de Vasconcelos. Ele também integra o grupo de pesquisadores da luta e é o responsável pelo pouco que se tem escrito sobre esta arte e publicado na rede mundial de computadores.

“Temos como objetivo, fazer com que a luta marajoara se torne, de fato e de direito, um desporto reconhecido pelo Governo Brasileiro. Para isso, precisamos começar pelo próprio Marajó e nosso estado do Pará, onde poucos pessoas conhecem nossa arte marcial”, disse Pedrosa.

Os pesquisadores buscam identificar um padrão de regra que seja convencionado para todas as competições e uma sequência pedagógica que favoreça o aprendizado nas escolas, sem levar riscos aos estudantes. “Precisamos entender a luta como uma ferramenta que favorece a prática da corporeidade, ao momento em que proporciona a utilização de todos os grupos musculares do corpo. Mas, para isso, ela deve ser encarada na escola como uma grande brincadeira, que proporcione prazer e alegria” afirma o professor.

Na próxima terça feira 30, a cidade de Salvaterra vai ver acontecer o Primeiro Torneio de Luta Marajoara da Escola Ademar Nunes de Vasconcelos, reunindo alguns dos melhores atletas desta modalidade numa tarde de competições.

O torneio reunirá os atletas nas categorias masculino e feminino, com premiações em dinheiro e faz parte da avaliação dos estudantes da escola, mas também servirá para movimentar o universo dos amantes desta luta que se tornou conhecida mundialmente através do documentário produzido pelo Canal Combate, mostrando sua prática, a partir da chegada dos atletas marajoaras Iuri Alcântara, Ildemar Alcântara e Deiveson Figueiredo ao maior evento de MMA do mundo, o UFC. O evento será aberto ao público.

Você pode Gostar de:

Porto Fight 11 é adiado devido ao Corona Virus

  Porto Fight de organização de Ionaldo Santos que iria realizar a sua décima primeira …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *