Renato Moicano sobe no octógono do UFC 227 neste sábado, dia 4 de agosto, sabendo a importância que o triunfo terá em sua caminhada na organização. Diante do experiente Cub Swanson, a dura missão da vitória poderá levá-lo a uma concorrida vaga entre os cinco melhores da categoria peso-pena (até 65,7 kg), posição hoje ocupada pelo norte-americano. O palco do show será o Staples Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e o canal Combate transmite o evento, ao vivo, a partir das 19h45 (horário de Brasília).
Moicano e Swanson travam a antepenúltima luta da noite, uma das mais aguardadas do card. Atualmente, o brasileiro ocupa a décima colocação no ranking da categoria, e anseia pela vitória almejando justamente o lugar que o oponente tem na lista. Vitória, vaga no top 5 e uma grande apresentação. Os planos estão traçados na mente do brasiliense. É hora de pôr em prática.
“Eu iniciei meu camp em Brasília, na First Fight Center, e depois segui para a American Top Team, na Flórida (EUA). Estou cercado por pessoas maravilhosas, excelentes treinadores, companheiros de treinos que me fazem evoluir. Fiz tudo o que eu tinha que fazer para me apresentar bem. Eu sei a importância do combate que tenho pela frente, e isso me dá ainda mais vontade de vencer. Farei uma grande luta, conquistarei essa vitória e quero tomar o lugar do Swanson no top 5”, avisa.
Aos 29 anos, Moicano é dono de um cartel com 14 lutas, 12 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Em abril deste ano, se recuperou do único revés da carreira ao bater Calvin Kattar por pontos e retomar o caminho das vitórias. Swanson, por sua vez, amarga duas derrotas consecutivas. Porém, o mau momento do adversário não ilude Renato Moicano.
“Ele é um cara muito duro, um adversário perigoso. Perdeu suas últimas lutas, mas isso não faz dele um cara fraco. Ele perdeu para duas pedreiras (Brian Ortega e Frankie Edgar), e a categoria é assim, tem muitos talentos. Acredito que seja a categoria mais concorrida do UFC na atualidade, e fazer parte da lista dos melhores me orgulha. A luta de sábado promete ser muito boa, tem tudo para ser premiada, e é isso que quero ao final da batalha: ter o braço erguido e presentear todos os fãs com uma excelente apresentação”, planeja.
Após triunfar e ver Swanson sucumbir diante Frankie Edgar, Moicano pediu publicamente pelo desafio agendado para a noite deste sábado. Com a divisão embolada na parte de cima do ranking, o brasileiro enxergou em Swanson a chance de ganhar posições na lista. Pediu e ganhou a oportunidade de medir forças com o norte-americano, mesmo fugindo um pouco de suas características.
“Eu não gosto de pedir por adversário, sou aquele cara que aceita o desafio que o UFC me mandar. Estou ganhando meu espaço, não tenho essa moral de pedir e o evento acatar. Mas eles entenderam bem, o Swanson também. Ele sabe que não foi desrespeito. A luta faz todo sentido, justamente por isso o UFC fez acontecer”, explica.
Reta final de preparação disponível no YouTube
Tímido diante das câmeras em outrora, Renato Moicano vai se adaptando aos compromissos fora da luta que uma figura pública como um lutador do UFC tem ao longo da carreira. Prova disso é o canal do YouTube que leva seu nome, inaugurado recentemente (youtube.com/renatomoicanoufc). Os primeiros vídeos mostram a reta final do camp de preparação para o UFC 227.
“Mostrei meus dias na jornada até a luta, treinamentos, um pouco da minha história, o dia a dia na academia. Ficou bem legal. Espero que todos gostem do conteúdo e que isso possa inspirar mais gente a treinar, lutar, ter uma vida de atleta. Tenho muitas ideias, então usarei o canal para coloca-las em prática. Vai ser bem legal”, comemora.
Alegria pela volta por cima de José Aldo
No último sábado, dia 28 de julho, José Aldo se reencontrou com o caminho das vitórias ao nocautear Jeremy Stephens, oponente também superado por Renato Moicano, em 2017. Diante da TV, o brasiliense comemorou o triunfo do ex-campeão, atualmente o segundo colocado no ranking.
“O Aldo é um cara campeão, e provou ser um cara que dá a volta por cima. Assisti à luta, gostei muito da atitude do Aldo. Fez o que tinha que fazer, e tenho certeza que ele ainda dará muita alegria aos fãs brasileiros. Ele é uma lenda do esporte. Ele e eu somos os únicos representantes do país no ranking atualmente, e estamos na batalha para o cinturão ser novamente brasileiro”, encerra.
Sobre Renato Moicano
Natural de Brasília, Distrito Federal, Renato “Moicano” Carneiro é lutador da categoria peso-pena (até 65,7 kg) e atualmente integra o plantel de lutadores do UFC, defendendo as equipes First Fight Center e American Top Team. Iniciou sua trajetória nas artes marciais em treinos de judô com 5 anos de idade, incentivado pela família. Ganhou o apelido por conta do corte de cabelo inusitado, feito após um divertido desafio com o pai. Adicionou treinos de jiu-jitsu, boxe e muay thai em sua rotina ao longo dos anos, até estrear profissionalmente no MMA, em 2010. Desde então e atualmente aos 29 anos, sua carreira é composta por 14 lutas, sendo 12 vitórias, 1 empate e apenas uma derrota, ocupando no momento a décima colocação no ranking da categoria do UFC.